Trevas, Reloaded
Sem a Reforma Protestante, ideais iluministas de Liberdade e Igualdade seriam sufocados pelo medo e pela opressão da Igreja. Assim, a Revolução Francesa teria que esperar, e Igreja e Estado Absolutista continuariam de braços dados por mais tempo. Já a Inglaterra católica não teria se desenvolvido economicamente nem estendido seus domínios pelo mundo. Quem ganharia seria o Sacro-Império Romano-Germânico e sua aliada Espanha da Inquisição.
Só o Papa Salva
Qualquer pessoa, segundo os protestantes, pode alcançar a salvação por conta própria, sem intermediários. Se não tivesse ocorrido a Reforma Protestante, essa ideia não existiria e continuaria prosperando o comércio de indulgências - taxas cobradas pela Igreja Católica em troca do perdão dos pecados. E Roma lucraria rios de ouro com a peregrinação dos fiéis em busca das bênçãos divinas.
Lucro? Deus me livre!
A ideia do trabalho metódico e do acúmulo de recursos veio com o protestantismo, cuja ética acelerou o capitalismo moderno. Sem a Reforma, provavelmente a economia se desenvolveria a passos lentos, e a Revolução Industrial teria que esperar. Poderíamos até ter resquícios de antigas formas de comércio, como o escambo. O catolicismo também manteria a aura de santidade na pobreza.
Fonte: Revista Super Interessante, Textos de Ana Freitas
Siga @and_ersonsantos
Um comentário:
Nossa que legal ,
estou estudando sobre isso xD
te seguindo anjo
beiijo
http://helenthaiis.blogspot.com/
Postar um comentário