Qual a sua religião?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Predestinação ou Livre-Arbítrio?

"Acreditar num futuro com cartas marcadas equivale a escapar da responsabilidade de tomar decisões" Jean-Paul Sartre. O problema é que nosso cérebro tem um defeito congênito: ele é programado para encontrar sentido em qualquer coisa, inclusive para a existência. Por esse motivo, nenhuma outra forma de tentar ver o futuro chegou com tanta força ao presente quanto a astrologia, em que na prática, o conjunto de estrelas são entendidos como divindades.


Na história do cristianismo, João Calvino, protestante francês do século 16, formulou a Teoria da Predestinação, em que, segundo ela, Deus escolheu de antemão um (pequeno) número de pessoas para a salvação eterna - e condenou previamente a maioria das pessoas ao inferno. Porém, Calvino também acreditava que a misericórdia divina poderia eventualmente alterar os destinos das pessoas. Já no catolicismo, o Vaticano sempre frisou o livre-arbítrio como uma peça necessária à responsabilidade moral.


Já para a teologia muçulmana, o homem é livre para agir, mas Deus já sabe de antemão o que cada um de nós vai fazer ou deixar de fazer.

Para Einstein, "A Distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão". A Teoria da Relatividade mostra que todos os momentos da existência acontecem ao mesmo tempo.

E você, acredita em quê? Dê sua opnião!


Obs.: Eu concordo com Einstein kkkkkk

Nenhum comentário: